Núcleos para o Desenvolvimento do Projeto

Núcleo Educacional

Esse Núcleo é a essência do projeto da FGS. É em torno dele que os demais núcleos irão gravitar.

Ações:

Construir e manter uma escola de ensino Fundamental I e II, para atender a crianças e jovens em situação de pobreza e vulnerabilidade.
A escola, além de atender as exigências do Ministério de Educação, será equipada com Laboratórios de Informática e Ciências, Biblioteca específica para os alunos e um Auditório

Núcleo Social

As ações desse Núcleo darão suporte e condições físicas, psíquicas e sociais às crianças, jovens e adultos para as suas formações instrucionais e profissionalizantes.

Ações:

Prestar assistência médica, odontológica, psicológica, nutricional, jurídica, de cidadania e social às crianças e jovens atendidos pela Fundação e às suas famílias;

Oferecer cursos de alfabetização para adultos e cursos e profissionalizantes, como meio de inclusão social: informática, artesanato, estética, recepcionista, porteiro e outros que venham atender às demandas das comunidades assistidas:

Núcleo Esportivo

O corpo físico é o veículo pelo qual o ser humano atua na sociedade. Respeitar os limites corporais e zelar pelo seu bom funcionamento e bem-estar é dever de todos que querem uma vida feliz e saudável. O esporte é um dos meios que possibilitam esta consciência, além de contribuir para a formação do caráter do homem.

Ações:

Construir e manter uma quadra poliesportiva e salas equipadas para aulas de Capoeira, Karatê, Judô, Ginástica Artística e outras de interesse das comunidades.

Núcleo de Artes

A Arte tem lugar de destaque na FGS como complementação educacional das crianças, jovens, por contribuir para o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade, e dos sentimentos, que geram atitudes de respeito, tolerância e amor.

Ações:

Construir e manter salas equipadas para aulas de Teatro, Dança, Música, Artes Plásticas e Artesanato.

Núcleo Cultural

Este Núcleo permitirá às crianças e jovens ampliar seus conhecimentos e visão de mundo, como também oferecerá um espaço de convivência para as comunidades que queiram usufruir das instalações e estrutura da Fundação.

Ações:

Construir e manter um Auditório e uma área de convivência para feiras, exposições apresentações e mostras dos resultados artísticos.

Núcleo Espiritual

A necessidade do ser humano entrar em contato com a sua essência, leva-o a desenvolver a sua espiritualidade.

Ações:

Como exercício de tolerância e respeito às diferenças de credo, disponibilizar uma área de convivência espiritual composta de salas para reuniões ecumênicas;

Disponibilizar espaço para um grupo espírita, como referência e apoio na formação e consolidação de valores morais e cristãos nas comunidades assistidas e para aqueles que se interessarem por seus princípios.

Núcleo Administrativo

A área administrativa, referencial da Fundação e também o elo de ligação entre o usuário interno e externo, constará dos serviços de Recepção, Secretaria,  Tecnologia de Informação, e outros para  atendimento das funcionalidades da Fundação.

Núcleo Paisagístico

Atentando para a estética integrada à funcionalidade, a Fundação criará e manterá uma ambientação harmônica, onde todos os espaços sejam bem cuidados, as áreas livres ocupadas por jardins, espelho d’água e recantos acolhedores para inspiração criativa.