Concepção do Projeto

A experiência de participar de atividades na área social nos permitiu conviver com pessoas de várias faixas etárias, as quais nos deram inúmeras oportunidades de reflexão e de percepção do quanto precisa ser feito para que alcancemos a tão almejada “sociedade mais humana e mais justa”.

Focalizando nosso olhar nas comunidades em situação de pobreza na nossa cidade, Salvador, vemos a luta das famílias pela sobrevivência e a angústia por não poder oferecer moradia, saúde e educação digna aos seus filhos.

Voltando, agora, nosso olhar para as crianças e jovens dessas famílias, percebemos, nitidamente, o quanto muitas são inteligentes e criativas, porém, faltam-lhes as oportunidades para o desenvolvimento e expressão de seus potenciais, faltam-lhes, também, uma estrutura familiar consolidada que lhes dê suporte para enfrentar os desafios que a vida oferece.  E como todo ser humano quer e precisa ser reconhecido como parte integrante da sociedade, muitas dessas crianças, ao se tornarem adultos, cobrarão da sociedade o que lhes foi negado.

Certamente, esses fatores não são unicamente responsáveis por desencadear os desajustes pessoais, sociais, familiares e/ou profissionais. Eles contribuem para o “estado de arte” em que as populações carentes vivem atualmente, mas, não o determinam. É possível viver em situações adversas e ser cidadãos íntegros e integrados à comunidade em que vivem e atuam.

Por tudo isso, queremos participar da implantação de uma nova ordem social, através de uma organização do terceiro setor. Construir a Fundação Galdino Santana-FGS é nossa meta. Nela, inicialmente, 300 crianças e jovens, em situação de vulnerabilidade, estudarão em tempo integral até o ensino Fundamental II, terão assistência médica, odontológica, psicológica, nutricional e espiritual, quatro refeições diárias, fardamento e material escolar.

Em turno oposto às aulas, participarão de cursos de informática e idiomas, praticarão modalidades esportivas e desenvolverão a sensibilidade através da arte e da cultura. Ao concluir o ensino Fundamental II é esperado que tenham familiaridade com, no mínimo, dois idiomas, que tenham desenvolvido uma habilidade esportiva e um gosto artístico.

Entendemos, porém, que não basta o crescimento horizontal, proporcionado pelo desenvolvimento intelectual e mental. É preciso, também, a verticalidade dos valores éticos e morais e das virtudes intrínsecas ao Ser, para que façam bom uso do seu potencial e dos seus saberes, seja qual for a área em que irão atuar, produzindo mais e melhor para o sucesso pessoal e o progresso do País. Seguramente, teremos uma sociedade de convivência interpessoal mais harmoniosa, com respeito às limitações pessoais, às diferenças e à liberdade de expressão.

A atenção da Fundação Galdino Santana não se restringirá às crianças e jovens sob nossos cuidados.  Será extensiva aos seus familiares e às comunidades, de modo geral, que receberão, igualmente, assistência médica, odontológica, psicológica e jurídica, além de cursos profissionalizantes, geradores de inclusão social.

A FGS incluirá no seu guarda-chuva acolhedor outra fatia da sociedade: a que tem a mesa farta, que tem acesso a saúde, a educação e a moradia, que usufrui de lazer e das melhores oportunidades. Sim, essas pessoas que desejam contribuir para maior equanimidade social, transmitindo seus saberes, encontrarão na Fundação Galdino Santana uma estrutura e um campo fértil para produzir seus bons propósitos.

Metas Futuras

A Fundação Galdino Santana, depois de totalmente edificada e estruturada, no terceiro ano de pleno funcionamento, ampliará a orientação educacional para o ensino médio.  Com dez anos de atividade, construirá e manterá uma Faculdade para a formação de profissionais, que atuarão em áreas que estejam conforme o interesse das populações assistidas e das necessidades para o desenvolvimento do nosso País.